Como alavancar suas vendas usando os feriadões
- Elisa Medeiros Consultoria de Marketing e Design
- 17 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
A primeira pergunta que você deve se fazer é: quais datas você pode aproveitar?
O primeiro paço é fazer uma análise das datas mais importantes para o varejo para saber como utilizar cada uma delas no marketing da sua empresa.
Janeiro – geralmente o mês é focado em liquidações do que não foi vendido no fim do ano.
Carnaval – dependendo do seu segmento esse é um dos feriados mais lucrativo, empresas de moda fazem coleções inteiras voltadas para seus clientes foliões, são sugeridos looks completos incluindo tênis mais confortáveis pra quem vai para os blocos; empresas de cosméticos também lucram com maquiagens nessa época; as empresas de turismo preparam pacotes especiais de viagens tanto pra quem quer pular quanto pra quem quer fazer um retiro.
Dia do consumidos (15 de março) – é o Black Friday do primeiro semestre, principalmente para o e-commerce.
Dia das mães – conhecido pelos comerciantes como o segundo natal, tamanhas são as possibilidades de vendas.
Dia dos namorados – roupas, perfumes e cosméticos são os presentes mais procurados, mas não desanime se seu nicho for outro, uma campanha criativa é o suficiente para aproveitar essa data.
Dia dos pais – ainda que de menor interesse que o dia das mães, é uma ótima oportunidade.
Black Friday – A maior moda da atualidade, começou no comercio virtual, mas já toma conta do comercio físico.
Dia das crianças – imperdível para venda de produtos para crianças e adolescentes.
Seja autentico, sabemos que se seu produto não tiver nenhuma ligação com a data sua empresa não vai comemora-la, não faz sentido usar o dia das crianças no marketing de uma cervejaria.
O bom senso é sua ferramenta mais útil, hoje em dia já se entendeu que empurrar produtos não funciona. Entenda o relacionamento que sua empresa tem com o cliente. Aprofunde esse relacionamento, seu marketing precisa conversar com o seu publico alvo.
Destaque os seus produtos relacionados ao feriado em questão. Por exemplo: próximo das festas juninas fale de camisas xadrez, no natal de gorros vermelhos.
E por ultimo, uma ação sobre um feriado numa começa no dia do feriado, nesse dia as pessoas vão estar aproveitando a data. Vou dar um exemplo: uma ação de natal precisa começar dias, semanas antes do dia 25 para ser efetiva. No dia 25 a maioria das pessoas estará ocupada comendo rabanada e peru de natal!
Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Se sente preparado para aproveitar essas oportunidades? Deixe o seu comentário que terei o maior prazer em responder!
Por Priscilla Martins






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